Linguagens artísticas

DESENHO

É uma forma típica que surge como forma de comunicar aspectos do mundo circundante, de sua experiência, sua memória e sua imaginação, em uma relação de espaço-tempo imediato. É um grande esforço de abstração, a partir da socialização e da comunicação, na tentativa de fixar, em um suporte físico duradouro, situado fora do seu próprio cérebro, fragmentos de suas percepções e experiências no mundo.

O desenho pode ser considerado um sistema modelizante a partir do crescente desenvolvimento dos instrumentos operacionais em que se torna possível usar as mãos não só para confeccionar utensílios, mas também para ''modelar'' formas, texturas e carregá-las de significação como os desenhos e pinturas rupestres e neolíticas que se encontram nas paredes calcárias das cavernas.

Nesse caso, modelização é construção simbólica de uma rede de signos e de significações organizados por meio de traços cuja gramaticalidade constitui o desenho como sistema semiótico e o define como linguagem. Desenho é linguagem.

Observa-se que no começo o homem utilizou o desenho, na sua expressão elementar do traço, para construir e significar o seu mundo circundante, desenvolvendo formas de apreensão e transmissão do conhecimento, portanto, de produção da cultura, aperfeiçoando a comunicação escrita através da pictografia. Esta forma de representação naturalista e figurativa do mundo visível marcaria profundamente a evolução do homem até as formas de escrita ideográfica. Após, um lento processo em que chegamos até ao nosso sistema de linguagem atual.

 

    

MÚSICA

 

música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.

É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de ar te.A música é uma comunicação e por sua vez se faz de diversas ,seja vocal ou instrumental ,o mais importante é como se vai trabalhar com a linguagem. A linguagem falada quando é cantada é mais facil de sre compreendida, pois o ser humano a utiliza diariamente.

A linguagem instrumental exige um pouco mais de reflecção, ás vezes é mais fácil perceber a emoção, do que a mensagem contida e esta acaba sendo mais difícil de ser compreendida.

 

DANÇA

A dança é uma linguagem universal, pois torna possível contar uma história com o início, meio e fim, e através dos movimentos dançados mais as pantomimas, que são peculiares a esta forma de expressão, vencemos as barreiras da língua e falamos com as emoções.Os movimentos falam. Um gesto pode ferir mais do que uma palavra, daí a preocupação com essa forma de linguagem. Preciso saber se o que estou querendo transmitir e comunicar será bem compreendido através dos movimentos executados. Não devo falar por falar, dançar por dançar e sim pensar, refletir para então me fazer entender e o mesmo deve acontecer com a montagem coreográfica, ou a dança propriamente dita.Muitos hoje em dia, profissionais da dança optam pela execução de movimentos sem que necessariamente fale algo, mas, para mim, nada é mais belo que ir ao Teatro, sentar e me emocionar com uma história contada através das músicas clássicas e dos movimentos e expressões que fazem calar a nossa alma, é sem dúvida um pedacinho do céu.